segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Paulicéia, desvairada?

---Apesar de preferir viver longe da turbulência de metrópoles, tenho orgulho e satisfação deter nascido aqui, na paulicéia... E nem moro tão perto assim do centrão, ainda bem. Fato que não só se justifica por preferir um lugar mais sossegado, mas também por querer ficar o mais próximo possível do mar. E outra, se fosse o contrário, não teria tanta desculpa para percorrer as linhas de metrô daqui...sim, pois foram nessas "viagens” que tive a oportunidade de conhecer pessoas, ouvir histórias, presenciar fatos e o primordial, conhecer cada vez melhor minha cidade.
---São Paulo, lugar que mistura o estágio do Morumbi com bate-bola na periferia, as griffes internacionais mais famosas do mundo -presentes na Rua Oscar Freire- com a formigante 25 de Março, ou ainda, com a badalada galeria do Rock... Engravatados na Avenida Paulista com um vendedor de frutas na Avenida Paulista.
---Aqui se vê de tudo, a cada esquina temos uma surpresa. Pois se eu fosse definir São Paulo seria por sua Variedade... Variedade de culturas, de etnias, de gostos, de sabores... É o lugar que consegue reunir o maior número possível de diversidade ao mesmo tempo. E detalhe, a qualquer hora do dia. Esses são alguns dos motivos que me fascinam por aqui, eu nunca sei o que esperar... O que irei ver nas ruas, a programação do final de semana. Sim, são shows, eventos, teatros, gente do mundo todo!
---Crime e violência têm em qualquer lugar, talvez aqui com maior intensidade porque afinal, somos um número significativo de habitantes (13 milhões aproximadamente), somam-se a isso a grande desigualdade social, não é de se esperar a paz repleta (por não encontrar um termo mais adequado). Não quer dizer que tenha tornado natural encarar esses fatos desagradáveis do dia-a-dia, pelo contrário... São Paulo dorme triste também.
---Sampa não é mais a mesma, confesso... Seu pulmão tá zuado (a poluição tomou conta) o barulho impede de ouvir uma voz baixa e ela não dorme mais, é uma cidade que trabalha...trabalha e trabalha... A cidade que não pára, ou melhor, só pára no trânsito das principais avenidas.

Bem, isso era para ser uma homenagem aos seus 455 anos.

5 comentários:

Anônimo disse...

puxa
é tempo ein
muito legal

Ana Célia disse...

sao paulo tem seus caprichos e relaxos...mas so quem é paulistana mesmo, como nos, sabemos a falta que faz!
Eu desconfio si de tudo e todos qdo vou ao centro...ja furtaram minha carteira e eu nem senti!
Bem, eu penso assim....

volte sempre!

alfredo rebelo disse...

não poderia estar mais de acordo.
sou nascido e criado em portugal, com raízes no brasil e um apaixonado por tudo isso...especialmente são paulo.
em breve estou me mudando para complementar, usar e absorver cada pedacinho de toda essa diversidade paulistana.
parabéns pelo blog.

Felipe disse...

Muito bom!!! Reflete bem minha sensação de morar em São Paulo... é tipo um amor estranho... um amor por aquilo que te trata bem e te maltrata, mas um amor, não?
Continuarei lendo seus textos... e a minha idéia continua de pé!!
Até mais Sra. Paulistana... rs...
Bjs...

Ceres disse...

Meu cachorro, você achou! ;p