domingo, 2 de novembro de 2008

Que tal caminhar comigo por esse blog?


---Escrever pelo simples fato de escrever já seria uma boa resposta a quem me perguntasse o por quê deste blog, só a questão de expor uma idéia seria o suficiente para fazer-me pensar a respeito de algo e assim, difundir alguns pensamentos que se acumulam no decorrer dos dias - um dia ouvi dizer, a respeito de um escritor grego que escrevia cerca de 500 linhas por dia. Ao final de sua vida, havia escrito aproximadamente 700 livros! (Não me arrisco a opinar quanto à qualidade de seus escritos, mas pode ter certeza, não foi uma má idéia) - Além do mais, penso que preciso desenvolver esse meu lado... apesar de não escrever muito, acho que essa é uma boa maneira de começar.
---E é claro, apesar de deixar algumas “marcas” minhas por aqui, meu objetivo não é falar sobre mim. Quero mesmo é tentar, de algumas forma, passar algum ponto reflexão a respeito de assuntos que por vezes penso que têm de serem lembrados, que até os assuntos desagradáveis devem ser repensados, como também os ligados a beleza (não no sentido comum da palavra), de como existe o belo em meio ao caos, em meio a vida (as vezes de um jeito bem subliminar), que também é pouco lembrado no nosso dia-a-dia.
---Agora, voltando à questão da prática de escrever, pensei num bom exemplo enquanto via umas fotos de infância. “E o que isso têm a ver com a prática de escrever?” Pode ser que nada aparentemente, mas veja só:
---De uma forma geral, apesar de os bebês possuírem pernas, pés e toda uma estrutura física e mental, não andam assim, de um dia para o outro. Primeiro precisam desenvolver um pouquinho esse lado, ter um incentivo para começar, aprender a engatinhar. Depois já fica mais fácil sacar o "como se faz" e a partir da necessidade de alcançar as coisas, pegá-las e tocá-las surgem os primeiros passos, mesmo que inseguros ainda. E dessa forma, descobrem-se num novo mundo e passam a lidar com novas aventuras, até andar sem receio, correr, pular, chegar as primeiras pedaladas...conseguir equilibrar-se num triciclo, avançar para a bicicleta, chegar ao patins! (Que evolução hein). Todos passamos por isso, cada qual em seu tempo, do seu jeitinho, mas pense que nada disso é fácil, imagine quantos tombos, raladas e machucados tivemos de agüentar. Incontáveis! Porém, todos esses ‘fracassos’ servem de aprimoramento para as próximas tentativas, que certamente serão realizadas com um resultado bem mais satisfatório que o inicial.
---O mesmo acontece com a escrita. Não é fácil a princípio desenvolver um bom texto, aliás, um convincente só depois de muita prática. Somos bebê ao lidarmos a primeira vez com esse universo. O começo, pelo menos para mim é o mais difícil, pois como me referi anteriormente, exige que perca o receio, para abrir-se a possibilidade de ‘novas’ idéias, e dessa forma, caminhar livremente no universo das palavras, sem nenhum medo. Por essas e outras, tomei coragem em passar algumas passagens num blog, minhas “caminhadas” por aí no que se refere ao andar da vida, pensamentos bizarros...para acostumar-me com essa idéia de exercitar o cérebro ao que se refere àquela inquietante MANIA DE ESCREVER (como deixei o título deste).
---Agora lhe pergunto: gostaria de me acompanhar por este caminho? Não direi que será dos mais agradáveis, mas pode ter certeza...se for, vá bem equipado, pois a viagem é longa.
Até a próxima, Ana Thalita.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acompanho, sim. ;D

Estou aguardando idéias bizarras/originais...

Escreva mais...

Lerei. ;D

Unknown disse...

Vou acompanhar com muito prazer .
E, por falar em estradas. eu tenho um titulo de uma poesia que comecei a fazer que se chama: ALGUMAS ESTRADAS.